/
Colonização da Am. Espanhola Colonização da Am. Espanhola

Colonização da Am. Espanhola - PowerPoint Presentation

myesha-ticknor
myesha-ticknor . @myesha-ticknor
Follow
356 views
Uploaded On 2020-01-08

Colonização da Am. Espanhola - PPT Presentation

Colonização da Am Espanhola Colonização da Am Espanhola Conquista Cortéz e o astecas Pizarro e os incas Armas alianças com os nativos e religião Choque de Culturas O sentido da colonização Colônias deveriam gerar riquezas Interesse de outras potências europeias ID: 772234

por coloniza

Share:

Link:

Embed:

Download Presentation from below link

Download Presentation The PPT/PDF document "Colonização da Am. Espanhola" is the property of its rightful owner. Permission is granted to download and print the materials on this web site for personal, non-commercial use only, and to display it on your personal computer provided you do not modify the materials and that you retain all copyright notices contained in the materials. By downloading content from our website, you accept the terms of this agreement.


Presentation Transcript

Colonização da Am. Espanhola

Colonização da Am. Espanhola Conquista: Cortéz e o astecas, Pizarro e os incas. Armas, alianças com os nativos e religião. Choque de Culturas O sentido da colonização? Colônias deveriam gerar riquezas. Interesse de outras potências europeias. Descoberta de jazidas de metais preciosos facilita a colonização!

Adelantados : primeiros aventureiros. Recebiam documentos reais que concediam amplos poderes nas terras conquistadas. Poder crescente dos adelantados = necessidade de centralização! Através da criação de vice-reinos e capitanias gerais . Seus líderes eram escolhidos pelo... Conselho das índias : adm. Das colônicas nos aspectos jurídicos, militares, religiosos e legislativos. Cabildos : controle da política municipal = câmaras municipais Chapetones = mais altos cargos da adm. Colonial e Criollos = nascidos na América e descendentes de espanhóis, dominavam os cabildos.

Monopólio comercial através do pacto colonial Sistema de portos únicos e de frotas anuais = controle das mercadorias! Impedia o contrabando e assegurava os lucro$. Agricultura e pecuária nas haciendas: açúcar, tabaco, couro e cacau.Exploração do trabalho indígena: encomienda (exploração de um grupo por um colono ; proteção e cristianização) e mita (anual e para a mineração) Negros africanos trabalhavam nas grandes plantações das ilhas caribenhas Mestiços exerciam diversas funções: atividades urbanas, vaqueiros, caçadores de escravos, etc. ECONOMIA E SOCIEDADE: A TERRA E O HOMEM

Projeto de colonização = 1530. Antes? Interesse na Índia! Por que colonizar? Ameaças estrangeiras! Martim Afonso de Souza: excursões pelo litoral (do MA até o RS) -> necessidade de um grande empreendimento agrícola . Ilha de Santa Cruz > Terra de Santa Cruz > Brasil ( frei vicente do Salvador lamenta: preferiram o nome do pau que tinge tecidos do que o pau da cruz de Cristo!)Colonização da América Portuguesa

Os Jesuítas e os nativos da colônia Projeto de catequização Tensão com os colonos: escravização dos índios Criação de aldeamentos. Questão da aculturação. Exploração dos índios = negros da terra. Porém, doenças, aldeamentos, fugas e mortes = diminuição da oferta de mão de obra nativa.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Divisão em 14 capitanias hereditárias (1521-1557) Carta de doação ao capitão donatário , o qual era administrador. Coroa era possuídora das terras! Obrigações do C. Donatário = fundar vilas, cobrar impostos, justiça e sesmarias. Projeto fracassado, exceto por Pernambuco e São Vicente. Governo Geral (criado em 1548) = centralização! Governador geral + Capitão-mor, provedor-mor e ouvidor-mor. Porém, predominância do poder local = grandes proprietários . Governo geral auxiliou na defesa do território -> caso dos calvinistas na Fran ça Antá rtica !

Crise sucessória após D. Sebastião. O rei espanhol Filipe I assume o trono português = União Ibérica (1580 – 1640) Para Espanha, teve significado de recuperação. Portugal teve sua independência administrativa garantida. Inimigos da Espanha = Inimigos de Portugal : caso da Holanda , refinamento do açúcar, motivos religiosos e ocupação de Olinda em 1630 -> Brasil Holandês ( 1630 – 1645)Maurício de Nassau (1637 -1645) e a Insurreição Pernambucana. Processo simultâneo: resistência aos holandeses e aos espanhóis: sebastianismo e retorno da dinastia de Bragança em 1640 = fim da União Ibérica!

Por quê? Experiência portuguesa e alto valor do açúcar na Europa. Onde? Nordeste: solo de massapé, clima quente e úmido e posição geográfica (proximidade com a metrópole) *Pernambuco e Bahia! Como? Sistema de plantation : latifúndios, monocultura, mercado externo e mão de obra escrava. O engenho: revisão dos relatos de Antonil, sobretudo em relação ao tamanho e à adm. Sociedade colonial: Tensão entre a moral católica e a realidade colonial. Grande poder exercicio pelo senhor de engenho (sociedade patriarcal?). Família do senhor de engenho > trabalhadores livres > escravos. A mulher durante o período colonial? O AÇÚCAR

ESCRAVIDÃO Por quê? Teses equivocadas ( passividade, adaptação ao trabalho em relação aos índios, vantagens econômicas do tráfico ) X CONDIÇÕES PREEXISTENTES ! Escravidão comum na Europa desde o século IX. Além de escassez de mão de obra indígena. Tráfico de escravos: internamente, controlado pelos africanos. Moeda de troca = armas, tecidos, aguardente e tabaco. ATENÇÃO ! É muito importante considerar os gestos de resistências negra! Além de fugas, suicídios, etc. Uma das resistências mais conhecida foi a fundação do Quilombo de Palmares, onde se reproduziram diversos aspectos da sociedade africana, como a escravidão ( “liberdade não se ganha, se conquista” ) e políticos (rei, por ex, Zumbi). Descontentamento da elite senhorial e ataque a Palmares comandado pelo bandeirante Domingo Jorge Velho.

Origens: Congo, Angola e Moçambique. Grupos culturais linguísticos: sudanês e banto. Escravidão na África: expansão muçulmana no século VIII e expansão marítima europeia. Caravanas de escravos percorriam rotas internas até as feitorias ao longo do litoral. Movimentação do comércio local além de produtos de trocas = tabaco, tecidos, marfim e ouro (caso da África Oriental).

Related Contents


Next Show more