/
EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONTEXTO DE PEQUENO ESTADO INSULAR: O DESAFIO DA SUA EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONTEXTO DE PEQUENO ESTADO INSULAR: O DESAFIO DA SUA

EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONTEXTO DE PEQUENO ESTADO INSULAR: O DESAFIO DA SUA - PowerPoint Presentation

partysilly
partysilly . @partysilly
Follow
344 views
Uploaded On 2020-08-05

EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONTEXTO DE PEQUENO ESTADO INSULAR: O DESAFIO DA SUA - PPT Presentation

Tese de Doutoramento em Saúde Internacional Políticas de Saúde e Desenvolvimento Autores Dr António Pedro da Costa DELGADO Professor Doutor Paulo Ferrinho Orientador Doutor André Corsino Tolentino Coorientador ID: 798713

para dica cabo ensino dica para ensino cabo educa

Share:

Link:

Embed:

Download Presentation from below link

Download The PPT/PDF document "EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONT..." is the property of its rightful owner. Permission is granted to download and print the materials on this web site for personal, non-commercial use only, and to display it on your personal computer provided you do not modify the materials and that you retain all copyright notices contained in the materials. By downloading content from our website, you accept the terms of this agreement.


Presentation Transcript

Slide1

EDUCAÇÃO MÉDICA EM CABO VERDE NO CONTEXTO DE PEQUENO ESTADO INSULAR: O DESAFIO DA SUA IMPLANTAÇÃO

Tese de Doutoramento em Saúde Internacional - Políticas de Saúde e DesenvolvimentoAutores: Dr. António Pedro da Costa DELGADO Professor Doutor Paulo Ferrinho (Orientador); Doutor André Corsino Tolentino (Coorientador); Professor Doutor Giuliano Russo e Professora Doutora Sónia Dias (. Comissão tutorial).Global Health and Tropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Rua da Junqueira 100, 1349-008 Lisboa, Portugal.

Introdução

Esta tese justifica-se por Cabo Verde ser um dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento do mundo, cm especificidades – dez ilhas, meio milhão de habitantes - e desafios próprios como o de ter formado os seus médicos no exterior nesses quarenta anos de independência e ter assim incrementado a sua força de trabalho. O sucesso alcançado é único em África, refletindo-se numa evolução excecional dos indicadores de saúde no país (Delgado et al, 2017). Contudo, os médicos não são, ainda, bastantes, em número e diferenciação, para sustentar os desafios imediatos da saúde, nomeadamente a extensão da cobertura universal. Já com este estudo em curso, as autoridades nacionais decidiram implantar a educação médica local em 2015. Ela discute as condições para a exequibilidade da educação médica, com base numa revisão narrativa da literatura dos desenvolvimentos na educação médica mundial no século XXI e sua relação com a transformação social numa pequena nação insular e em fatores que regulam as vulnerabilidades específicas e a capacidade de resiliência dos Pequenos Estados Insulares como Cabo Verde, pretendendo ser uma contribuição para a formulação de uma Política de Educação Médica (PEM) que reoriente um ensino médico de qualidade e adaptado às condições concretas do país.

Resultados

A tese é estruturada por artigos que resultam dos quatro trabalhos de investigação sobre os desafios que Cabo Verde deve enfrentar para a implantação da Educação Médica:

1. Caracterização da força de trabalho médica em Cabo Verde entre Julho de 1975 e Dezembro de 2014.Um estudo censitário para analisar a evolução da mão-de-obra médica em quase 40 anos e seus atributos e estabelecer a linha de base para a implantação local da EM.

2. Aparecimento do ensino médico no contexto da cooperação entre os Estados Membros da CPLP. Uma análise documental e revisão narrativa da literatura sobre a cooperação bilateral e multilateral em educação médica em África, para enquadrar o eventual apoio a Cabo Verde na formação local dos médicos e na pós-graduação interna.

3. Apoios e resistências da sociedade cabo-verdiana ao desenvolvimento da Educação Médica local.Estudo de opinião de diversos informadores-chave sobre a instalação do ensino médico local para identificar apoios e resistências, constatar elementos essenciais à reformulação da PEM e desenvolvimentos institucionais necessários à afirmação da educação médica nacional.

4. Estudo da opinião dos alunos do 1º ano do curso de ensino médico na Uni-CVCom a decisão de iniciar o curso de Medicina em 2015, surge a necessidade de saber pelos alunos as vantagens e limitações da iniciativa tomada, de conhecer o grau de satisfação com o processo académico, as principais dificuldades e as expectativas quanto ao futuro profissional, como indicações para afinar o processo de instalação em curso.

Discussão Geral

Cabo Verde: Doctor intake and cumulative 2014

Cabo Verde: Doctors distribution by specialties, 2014

Conclusão

A Discussão geral segue alguns passos sugeridos por

Janicek

(2006). Centrada na análise do processo de implantação da EM, sintetiza os resultados e as discussões produzidas nos artigos, enquadrados pela literatura revista, que traduzem os apoios consensuais à instalação do ensino médico e o desejo de o tornar sustentável. Relembra o contexto, as vulnerabilidades específicas a um PEID e sua capacidade de resiliência. Reconhece a relevância do processo. Demonstra que não estão reunidas ou asseguradas todas as condições do sucesso do ensino instalado em 2015; desafia as autoridades a um esforço para resolver as condições institucionais. Identifica algumas das limitações a corrigir, ao encontro das boas práticas identificadas noutras experiências de ensino médico em África e em pequenos estados insulares.

O esforço de implantação da EM, no caminho da afirmação da soberania nacional, passará obrigatoriamente pelas políticas de ensino superior. Tem que se insinuar na Política Nacional de Saúde. Deve ser reforçado por uma política de negócios estrangeiros que reforce a sua integração em redes multilaterais de ensino médico.