/
Xisto  O que é o xisto? Xisto  O que é o xisto?

Xisto O que é o xisto? - PowerPoint Presentation

celsa-spraggs
celsa-spraggs . @celsa-spraggs
Follow
342 views
Uploaded On 2019-12-16

Xisto O que é o xisto? - PPT Presentation

Xisto O que é o xisto Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas Em linguagem popular portuguesa é também conhecida por lousa Formação do xisto A argila metamorfizada devido ao aumento de pressão e temperatura tornase primeiro um xisto argiloso e em seg ID: 770550

lousa xisto nos combust

Share:

Link:

Embed:

Download Presentation from below link

Download Presentation The PPT/PDF document "Xisto O que é o xisto?" is the property of its rightful owner. Permission is granted to download and print the materials on this web site for personal, non-commercial use only, and to display it on your personal computer provided you do not modify the materials and that you retain all copyright notices contained in the materials. By downloading content from our website, you accept the terms of this agreement.


Presentation Transcript

Xisto

O que é o xisto? Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas. Em linguagem popular portuguesa é também conhecida por " lousa "

Formação do xisto A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura , torna-se primeiro um xisto argiloso, e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto.

Tipos de xisto Podem ser definidos vários grupos de xisto, conforme o grau de foliação e os minerais que predominam na sua constituição: nos micaxistos predominam o quartzo e as micas , nos anfiboloxistos a anfíbola e o quartzo, nos cloritoxistos a clorite, e nos talcoxistos o talco.

Utilidades do xisto

O xisto tem várias utilizações principalmente na área da construção civil devido á sua:Durabilidade Resistência à flexão Resistência aos ácidos Os principais setores em que se utiliza lousa são a construção civil, o processamento de combustíveis e ainda no ensino.

Construção civil As aplicações da ardósia (xisto) abrangem praticamente todos os produtos para construção tanto para exterior como para interior: - Ladrilhos e placas para pavimentos, fachadas, peitoris, soleiras, tampos de cozinha e casa de banho, tampos de mesa e lavatórios, etc.

Processamento de combustíveis O xisto betuminoso (também conhecido como xisto argiloso) é uma fonte de combustível. Quando submetido a altas temperaturas, produz um óleo de composição semelhante à do petróleo do qual se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina.

Ensino Antigamente nas escolas era obrigatório o uso de um pequeno quadro de lousa pelos alunos. Atualmente, ainda há escolas que têm quadros de parede feitos de lousa.

Extração do xisto

Onde é extraído o Xisto em Valongo? VALONGO É UM DOS PRINCIPAIS CONCELHOS EXTRATORES DE XISTO EM PORTUGAL. ESTA EXTRAÇÃO É FEITA PELA EMPRESA DE LOUSA DE VALONGO: A “ELV”

Existe mais algum país a não ser Portugal no qual exista Xisto? Os Estados Unidos, Brasil, China e Argentina  são os  países com as maiores reservas mundiais de Xisto.

Referencias bibliográficas Wikipédia ( http :// pt.wikipedia.org/wiki/Xisto ) ELV ( http://valongoslate.pai.pt / )

Related Contents


Next Show more