/
Nome:           Ano: Nome:           Ano:

Nome: Ano: - PowerPoint Presentation

helene
helene . @helene
Follow
342 views
Uploaded On 2021-01-27

Nome: Ano: - PPT Presentation

Data Joca nº Atividades 4 º a no 157 Leia na seção Brasil Fogo ameaça maior refúgio de onçaspintadas do mundo A matéria conta que o incêndio que atinge o Pantanal há mais de 40 dias chegou ao ID: 830097

para pantanal ano resposta pantanal para resposta ano cartazes mundo foram maior sobre quantos ser tem nos cada

Share:

Link:

Embed:

Download Presentation from below link

Download The PPT/PDF document "Nome: Ano:" is the property of its rightful owner. Permission is granted to download and print the materials on this web site for personal, non-commercial use only, and to display it on your personal computer provided you do not modify the materials and that you retain all copyright notices contained in the materials. By downloading content from our website, you accept the terms of this agreement.


Presentation Transcript

Slide1

Nome:

Ano:

Data:

Joca nº:

Atividades

- 4

º

a

no

157

Leia na seção Brasil:

Fogo ameaça maior refúgio de onças-pintadas do mundo.A matéria conta que o incêndio que atinge o Pantanal há mais de 40 dias chegou aoParque Estadual Encontro das Águas, na cidade de Poconé, estado do Mato Grosso,em 7 de setembro. O parque tem a maior concentração de onças-pintadas domundo, segundo o governo estadual.Leia agora outra notícia sobre o Pantanal: “Estudo mostra devastação doPantanal brasileiro”."O Pantanal, que no início do século era a maior planície alagada do mundo, está extinto." Em 2051, tal manchete poderá surgir em telas de cristal líquido em todo o mundo. Um novo levantamento, que acaba de ser divulgado pela Conservação Internacional (CI), mostra que a notícia está longe de ser um exagero.Com quase 17% da sua vegetação original já transformada, e com uma taxa de devastação média anual de 2,3%, bastarão 45 anos para que tudo desapareça. Ou seja, as belas imagens aéreas pantaneiras poderão estar apenas em arquivos.[...]”. Agência Fapesp. Disponível em: https://namidia.fapesp.br/estudo-mostra-devastacao-do-pantanal-brasileiro/5762 Observe a imagem a seguir: © Fabio Colombini geo3-ano3-q019-trabalho Com base na matéria do Joca e no texto acima, responda: por que o Pantanal corre o risco de ser extinto? Resposta:

Slide2

Ainda sobre a matéria

Fogo ameaça maior refúgio de onças-pintadas do mundo.

As turmas de 4º ano de uma escola desenvolveu trabalhos os sobre biomas brasileiros. Algumas situações-problema foram criadas com base neste tema. Conheça-as abaixo e resolva. Observe o mapa dos biomas para ajuda-lo a responder as questões:

Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2033/mapeando-os-biomas-brasileiros

a) Cada turma do 4º ano foi dividida em 6 grupos diferentes, um para cada bioma. Sabendo que são cinco turmas, quantos grupos foram formados ao todo?   

Resposta: b) Cada grupo do 4º ano produziu 4 cartazes para a apresentação final do trabalho. Quantos cartazes foram produzidos no total? E, se três grupos não apresentassem seus cartazes, quantos cartazes seriam expostos no total?     

 Resposta: c) Quantos cartazes foram produzidos pelo 4º ano para a apresentação do Pantanal e da Caatinga juntos?  Resposta:

Slide3

3. Leia na seção Repórter mirim:

A rotina da quarentena na China.

Os irmãos Lucas B., 13 anos, e Gabriel B., 17 anos nos contaram sobre como tem sido suas rotinas neste período de isolamento social.Conte-nos você também como tem sido sua rotina, para isso descreva o que você faz de manhã, a tarde e a noite. E, ainda, cite algo curioso que aconteceu neste período.

Resposta:

Slide4

Habilidades da BNCC exploradas nesta ficha de atividades

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas

(relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.