/
Sintaxe de concordância nominal Sintaxe de concordância nominal

Sintaxe de concordância nominal - PowerPoint Presentation

aaron
aaron . @aaron
Follow
344 views
Uploaded On 2019-12-03

Sintaxe de concordância nominal - PPT Presentation

Sintaxe de concordância nominal Ao construir orações o falante conta com a liberdade de seleção dos vocábulos com que elas se vão constituir entretanto não pode modificar a estrutura em que eles se combinam no intercâmbio das ID: 769002

ncia concord

Share:

Link:

Embed:

Download Presentation from below link

Download Presentation The PPT/PDF document "Sintaxe de concordância nominal" is the property of its rightful owner. Permission is granted to download and print the materials on this web site for personal, non-commercial use only, and to display it on your personal computer provided you do not modify the materials and that you retain all copyright notices contained in the materials. By downloading content from our website, you accept the terms of this agreement.


Presentation Transcript

Sintaxe de concordância nominal

Ao construir orações, o falante conta com a liberdade de seleção dos vocábulos com que elas se vão constituir; entretanto não pode modificar a estrutura em que eles se combinam no intercâmbio das ideias . As estruturas oracionais obedecem a certos modelos formais que podem não ser coincidentes de uma língua para outra, e que constituem os padrões estruturais.

Como isso funciona? SINTAXE saiu cedo

Sintaxe de concordância nominalA concordância é um processo utilizado pela língua para marcar formalmente as relações de determinação ou dependência morfossintáticas existentes entre os termos dos sintagmas no interior das orações .

O que são sintagmas?Constituem uma unidade significativa, mantendo entre si relações de dependência e de ordem, uma vez organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo .

Sintagma e paradigma

Sintagmas são unidades mínimas entre as quais se estabelecem uma relação de determinação. Em uma relação sintagmática, um dos elementos modifica ou determina o outro, especificando-o de alguma maneira. Assim, a concordância nominal se estabelece entre o núcleo de um sintagma nominal, em suas flexões de gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural), e todos os termos que o determinam.

Concordância do adjetivo com o substantivo: regras básicasO adjetivo varia em gênero e número de acordo com o gênero e o número do substantivo ao qual se refere. É por essa correspondência de flexões que os dois termos se acham intrinsecamente relacionados, mesmo quando distantes um do outro na frase:

Os substantivos são núcleos dos sintagmas nominais, funcionando, como: sujeitos, objetos diretos, indiretos, predicativos do sujeito, predicativos do objeto, complementos nominais, adjuntos adnominais, adjuntos adverbiais, agentes da passiva, apostos, vocativos.

Exercício Bem leve Bem leve leve , releve, Quem pouse a pele em cima de madeiraBeira beira, quem dera, mera mera, cadeira Mas breve breve, reveleVele, vele quem pese, dos pés à caveiraDali da beira uma palavra cai no chão, caixãoDessa maneira, Uma palavra de madeira em cada mão,Imbuia, Cerejeira Bem leve leve, releve,Quem pouse a pele em cima de madeira Beira beira, quem dera, mera mera, cadeiraMas breve breve, reveleVele vele quem pese dos pés à caveira Jacarandá, Peroba, Pinho, Jatobá, Cabreúva, Garapera Uma palavra de madeira cai no chãoCaixão, dessa maneira

Adjetivo/adjunto adnominal

Concordância: Predicativo

Atenção

Exercícios01) Uma das frases abaixo possui erro de concordância. Indique-a. Havia menos flores no jardim. Comprou caro os papéis. Recebeu bastante elogios. As casas custam barato. Permaneçamos alerta.

02) Assinale o erro de concordância nominal. a) - Muito obrigada, disse ela. b) Só as mulheres foram interrogadas. c) Eles estavam só. d) Já era meio-dia e meia. e) Sós, ficaram tristes. 03) Em qual frase abaixo não se cometeu erro de concordância nominal? a) Seriam verdades o mais duras possíveis. b) A crianças estavam bastantes cansadas. c) Não me venha com meias palavras. d) Carlos está quites com o colégio. e) Montanhas quanto possíveis belas.

04) Aponte o erro de concordância.a) Péssimo lugar e ocasião escolheste. b) Escolheste lugar e ocasião péssimos. c) Precisamos de rapaz e moça altos. d) Anexo ao processo, encaminhamos duas fotos. e) Seguem em anexo alguns documentos. 05) Só não há erro de concordância nominal em: a) Motocicleta é perigosa. b) Haverá bastante oportunidades. c) Cometeu crime de lesa-patriotismo. d) Nós mesmo faremos o requerimento. e) Obrigados, responderam eles.

06) Complete com uma das palavras abaixo a frase que segue (concordância gramatical):Apreciava futebol e literatura......................... a) italiano b) italiana c) italianos d) italianas italianos ou italiana, indiferentemente. 07) Aponte a alternativa em que se pode usar apenas a primeira palavra dos parênteses. a) Nem um nem outro.................(concorrente/concorrentes) b) Comprou terreno e casa.............(novos/nova) c) Histórias o mais duras..............(possíveis/possível) d) Ele estava..................com a escola. (quites/quite) e) Comeu apenas.............pêra. (meio/meia)

08) Está errada a concordância em:a) Não será permitida a permanência de estranhos.b) Todas permaneceram sus . c) Um e outro funcionário se apresentaram. d) Por nenhuns motivos eu irei. e) Cebola é ótima para gripe. 09) Aponte o erro de concordância nominal.a) Andei por longes terras. b) Ela chegou toda machucada.c) Carla anda meio aborrecida.d) Elas não progredirão por si mesmo.e) Ela própria nos procurou.

10) Aponte o erro de concordância.a) Ficou calada a natureza, a terra e os homens. b) Vi bastantes pessoas lá. c) Só eles não falaram nada. d) Sós, eles não falaram nada. e) Parou e olhou para um e outro lados. 11) Só não há erro de concordância nominal em: a) Nós estamos quite; b) Água tônica é muito boa.c) As portas do sucesso não se abrem por si mesmo.d) Seguem anexo a declaração e o recibo.e) V.Exa. virá acompanhado de sua senhora?12) Aponte a frase cuja concordância não está de acordo com a norma culta da língua.a) Não gosto de meias medidas.b) Voltou a todo-poderosa. c) Ela emagrecia a olhos vistos.d) Ela ficou meio perturbada.e) É proibida entrada de pessoas estranhas ao serviço. 13) Assinale a frase com erro de concordância.a) Trazia pintado o cabelo e as sobrancelhas.b) Estava nervosa a menina e seu pai.c) Chegou a pseuda-sábia .d) Desenvolvemos uma atividade monstro.e) Anexo segue um bom glossário. 14) É inadmissível a concordância da frase: a) A menina engordava a olhos vista. b) Haja vista nossos pedidos. c) Hajam vista nossos pedidos. d) Estou preparado, de maneiras que farei a prova. e) Conheci um e outro menino esforçados. 15) ( E.T.ARS. DE MARINHA) Assinale a frase em que há erro no emprego da palavra anexo. a) As duplicatas anexas já foram resgatadas? b) Anexos, seguem os preços estabelecidos para o corrente ano, a partir de 1º de março próximo. c) Os documentos anexo devem ser guardados no arquivo 2, pois são sigilosos. d) Anexas ao processo, estavam as fotocópias das certidões. e) Envio-lhe, anexos, os planos ainda em estudo.

12) Aponte a frase cuja concordância não está de acordo com a norma culta da língua.a) Não gosto de meias medidas.b) Voltou a todo-poderosa. c) Ela emagrecia a olhos vistos. d) Ela ficou meio perturbada. e) É proibida entrada de pessoas estranhas ao serviço. 13) Assinale as frases com erro de concordância. ( ) Trazia pintado o cabelo e as sobrancelhas. ( ) Estava nervosa a menina e seu pai. ( ) Chegou a pseuda-sábia.( ) Desenvolvemos uma atividade monstro. ( ) Anexo segue um bom glossário.